Aposentadoria privada – Como funciona e quais as vantagens?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

É preciso se preparar para o futuro, e uma das formas de fazer isso é por meio de investimentos em aposentadorias. O modelo público é debitado automaticamente do salário do contribuinte, mas também existe a possibilidade de investir em uma aposentadoria privada.

Confira, a seguir, como funciona a aposentadoria privada e quais são as vantagens de ter esse modelo de forma única ou combinada com o modelo governamental.

Cuide do seu futuro, ok? Acompanhe o artigo e boa leitura!

Como funciona a aposentadoria privada?

A aposentadoria privada é um modelo de previdência que não engloba o governo, mas sim bancos e empresas do ramo. Muitas pessoas a utilizam para complementar a renda da aposentadoria do setor público ou apenas para poupar dinheiro para outros fins.

Atualmente, existem dois tipos de aposentadoria privada: as fechadas, que são oferecidas apenas para funcionários de uma determinada empresa, por exemplo, ou as abertas, no qual qualquer pessoa pode contribuir.

Quem deseja ter um fundo de previdência privada, precisará pagar algumas taxas, como a de administração, a taxa de carregamento e a de saída. Esta última corresponde a um valor cobrado caso o contribuinte retire seu dinheiro antes do tempo previsto.

Quais os benefícios de ter uma aposentadoria privada?

Algumas pessoas preferem se aposentar por meio da iniciativa privada do que pela previdência oferecida pelo governo. Confira, a seguir, alguns dos benefícios de investir em uma aposentadoria privada, tanto como modelo principal quanto para complementar a sua previdência.

Possibilidade de sucessão patrimonial

Caso o proprietário da previdência venha a falecer antes mesmo de se aposentar, o dinheiro poupado poderá ser transferido para os herdeiros de forma facilitada, o que não acontece com a aposentadoria governamental.

Em alguns estados brasileiros, as previdências privadas não precisam pagar ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), fazendo com que os custos tributários do valor repassado para os herdeiros sejam diminuídos consideravelmente.

Flexibilidade de modelo tributário

Com uma previdência privada, é possível escolher dentre diferentes modelos tributários, aquele que melhor atende às suas necessidades e ao seu bolso. Até mesmo os modelos de alíquota podem ser escolhidos, conseguindo chegar a uma porcentagem de 10%, a menor quantidade dentre todos os tipos de investimentos.

Como ter uma aposentadoria privada?

O primeiro passo para ter uma aposentadoria privada é escolher qual a melhor seguradora ou banco. É importante escolher um de qualidade e que ofereça bons serviços para você, assim, conseguirá investir o seu dinheiro da melhor maneira.

Depois, é necessário decidir quando e quanto investir. Quanto mais cedo e mais dinheiro conseguir contribuir, maior será o montante que será recebido no período de aposentadoria. Por isso, comece a investir em seu futuro com antecedência.

Depois, entre em contato com a empresa de previdência escolhida e faça simulações. Assim, você conseguirá descobrir qual o melhor tipo de previdência, além de tirar todas as suas dúvidas.

Portanto, entendendo o que é a Previdência Privada e quais os benefícios em investir nesse modelo de aposentadoria, além saber como começar a investir, você terá um futuro mais prazeroso e garantirá uma vida mais calma durante o período de aposentadoria!

Quer saber como investir em uma aposentadoria privada? Entre em contato conosco, iremos te dar o passo a passo necessário e lhe ajudar a ter uma vida maravilhosa no futuro.

Compartilhe nas redes!

Summary
Aposentadoria privada - Como funciona e quais as vantagens?
Article Name
Aposentadoria privada - Como funciona e quais as vantagens?
Description
É preciso se preparar para o futuro, e uma das formas de fazer isso é por meio de investimentos em aposentadorias. O modelo público é debitado automaticamente do salário do contribuinte, mas também existe a possibilidade de investir em uma aposentadoria privada.
Author
Publisher Name
Menezes Bonato
Publisher Logo

Você, caro leitor, fique à vontade em utilizar nosso conteúdo em seu blog, site e redes sociais, para isso basta citar a fonte e o site (www.menezesbonato.adv.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *